Quem Somos
A Fazenda São Paulo começou sua história no início da década de 80, constituindo um importante grupo empresarial do agronegócio, com perfil inovador e influente em todas as suas atividades. Suas unidades de produção são localizadas nas cidades de Oliveira e Riachinho, em Minas Gerais, totalizando uma área de mais de 10 mil hectares.

Suas ações são voltadas para o mercado nacional e internacional. Com um moderno sistema de gestão, diversificação e capacidade de gerar emprego e renda, a Fazenda São Paulo conta com mão de obra qualificada em todos os setores.

Ao todo, a Fazenda gera, aproximadamente, 600 empregos diretos e permanentes. Durante a safra de café, mais 250 postos temporários são criados.
Missão:
Desenvolver as atividades no agronegócio com excelência, visando oferecer produtos de alta qualidade para os mercados interno e externo e satisfazer as necessidades do público em todos os níveis e canais produtivos.
Visão:
Trabalhar com eficiência para contribuir com o progresso da região onde atuamos.
Valores:
  • Responsabilidade econômica, social e ambiental
  • Excelência na produção
  • Ética e transparência
  • Gestão participativa
A Fazenda São Paulo opera de acordo com as leis impostas pelos órgãos competentes da área. Conduz sua produção de forma responsável, minimizando os impactos ambientais e respeitando o meio ambiente e seus recursos.
Dejetos de Suínos:
Os resíduos gerados na criação de suínos são direcionados para as células biodigestoras para geração de gás metano, que é utilizado na produção de fontes de energia que abastecem a propriedade. A parte líquida desses resíduos é usada para a fertirrigação de pastagens e lavouras de café e a parte sólida vira compostagem.
Gerador de energia elétrica através do biogás:
A Fazenda São Paulo possui um grupo gerador com tecnologia de ponta, que utiliza como combustível o biogás produzido nas células biodigestoras no tratamento de resíduos da suinocultura. A capacidade de geração atende até 35% do consumo da propriedade.
Desde o início, a Fazenda São Paulo tem uma forte convicção de sua responsabilidade social com as pessoas que nela trabalham, residem e com as comunidades vizinhas.

A Fazenda oferece cursos de capacitação e treinamentos nas diversas áreas de atuação de seus colaboradores. Também promove ações voltadas à Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida.

Buscando maior viabilidade e opções para os colaboradores, possui parcerias com médicos, dentistas e farmácias da região. Possui creche em horário integral que assiste aos filhos das moradoras e realiza atividades de recreação e educação direcionadas às crianças, o que proporciona mais tranquilidade aos pais enquanto trabalham.
Cada vez mais se ouve falar da sustentabilidade e das exigências que o produtor deve cumprir para se manter no mercado com um produto de qualidade. A Fazenda São Paulo tem, por princípio, buscar a sustentabilidade com uma gestão eficiente, uso racional de insumos e melhorias no processo produtivo.

A produção visa a responsabilidade ambiental e social, com garantia de origem certificadas por duas das melhores e mais requisitadas certificações existentes para a cafeicultura no mundo: a Rainforest Alliance e a UTZ Certified. Essas certificações são responsáveis pela criação de um mercado transparente e aberto para os produtos agrícolas.

A Fazenda também faz parte do programa NUCOFFEE, que oferece a produtores e cooperativas uma série de serviços para apoiá-los no aprimoramento da qualidade e nas boas práticas de cultivo, ao mesmo tempo em que ajuda a criar relacionamentos mais próximos entre a demanda e a origem do café.

Tais certificações trouxeram para a cafeicultura da Fazenda São Paulo uma maior conscientização das questões ambientais, sociais e econômicas de produção, o que possibilitou a criação de uma cadeia produtiva sustentável e com boas práticas agrícolas. Recursos como o solo e a água são preservados e os impactos da produção reduzidos. Tudo isso gera uma melhoria significativa na gestão e organização da propriedade.
Atividades