Bonfinópolis de Minas

A Fazenda localizada no município de Bonfinópolis de Minas, Noroeste do estado, possui 3.592,89 hectares. Nesta unidade as atividades desenvolvidas são: Plantio de lavouras de soja, feijão, milho e sorgo, pecuária, confinamento de gado e suinocultura. Nesta fazenda destaca-se o plantio de grãos onde são utilizadas modernas técnicas de produção como o plantio direto e irrigação através de pivô central, propiciando excelente produção com estabilidade e equilíbrio com a natureza.

Atividades

Feijão

Na agricultura moderna os incrementos nos rendimentos e a redução dos custos, riscos e avaliação de insucessos dependem, cada vez mais, do uso criterioso dos recursos financeiros. Neste processo na busca de maior rentabilidade a Fazenda São Paulo toma decisões quanto ao cultivo do feijão de acordo com os fatores de produção disponíveis e a probabilidade de risco que envolve a sua atividade.

 

23a485242abbe7b7fc493fe688a0131b 23879947

Milho

A Fazenda utiliza o plantio direto de milho tanto convencional quanto transgênico, é realizado o cultivo sequeiro e irrigado. Buscando a cada dia reduzir custos e aumentar a produtividade, são empregadas as mais modernas técnicas de produção, entre elas a aplicação de fungicida via aéreo. O milho é hoje na linha dos alimentos e dos bio-combustíveis um dos grãos mais importantes e comercializados no mundo todo. A exemplo da Fazenda São Paulo, existem vários produtores sediados em diversos países que cultivam o milho em escala comercial, esses produtores investem alto em tecnologia e melhoramento genético das plantas, buscando cada vez mais aumentar o seu desempenho.

 

Pecurária

A pecuária desta unidade conta com um plantel de cerca de 1.200 animais das raças nelore e aberdeen angus produzidos pela Fazenda São Paulo III. São utilizados os sistemas de criação extensivo e intensivo com o confinamento. Na criação extensiva a Fazenda São Paulo adota desde o ano 2.000 o sistema ILP (Integração Lavoura Pecuária) permitindo à propriedade o uso e manejo racional do solo, a rotação e sucessão das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade de forma planejada.  O sistema intensivo com confinamento de bovinos permite aumentar a produção de carne no período de entressafra. Outro fator importante neste segmento pecuário é o da racionalização no uso da terra evitando desmatamentos ou exploração inadequada do solo.

 

O rebanho bovino desta unidade é todo rastreado de acordo com o  SISBOV (Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos)o qual foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Para o comércio de animais a rastreabilidade é um processo importantíssimo de identificação do gado que se faz necessário para o acompanhamento de todos os eventos na vida do animal, tais como, vacinações, manejo, transferências e movimentações do rebanho. Para este processo a fazenda conta com a acessória técnica e profissional de empresas especializadas que possuem mais de 15 anos de atividade em agronegócios.

 

004003002001

Soja

O Brasil é o segundo país na lista de grandes produtores de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A Fazenda São Paulo contribui e se orgulha da produção brasileira deste grão tão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. Nesta unidade é feito o plantio direto da soja sendo ela transgênica ou convencional, sempre buscando o incremento da produtividade e a diminuição dos custos, respeitando o meio ambiente.

3 2 1

 

Sorgo

A Fazenda São Paulo tem o sorgo como uma atividade que a direciona no caminho da alta sustentabilidade, pois este é um produto de cultura própria que utilizamos na nutrição de animais do confinamento como silagem. O sorgo é plantado inclusive como reciclador do solo ao invés de utilizarmos produtos agrícolas para a correção, o que alinha nosso perfil com a responsabilidade de estarmos colaborando com uma cultura corretamente viável e a preocupação com o meio ambiente evitando a aplicação de defensivos e outros produtos no solo para sua correção, assim mesclando a rotatividade desta cultura com o feijão safrinha.

 

sorgo 2 sorgo 3 sorgo

Suinocultura

A Fazenda São Paulo II possui uma estrutura de recria e terminação, a qual é preparada para recepcionar os suínos enviados das creches da matriz em Oliveira, estes têm como objetivo a comercialização no mercado de Bonfinópolis e região. Esta unidade conta também com uma moderna fábrica de ração com capacidade de produzir 20 toneladas por dia do produto, e ainda uma estrutura para a armazenagem de grãos.

foto_0520 foto_0509 foto_0498